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O Currículo

 

A organização do conhecimento escolar será dinâmica e integrada, buscando reduzir o isolamento entre os diferentes Componentes Curriculares de acordo com os interesses do aluno, vivenciada especialmente através de projetos interdisciplinares. Apesar do currículo formal, para o Ensino Fundamental, os eixos que nortearão o trabalho da Creche e Pré-Escolar, também serão utilizados nele, além de ter sempre como referencial os Parâmetros Curriculares Nacionais.

 

Serão estes os objetivos, que serão trabalhados, inicialmente na Creche, e progressivamente até o 5º ano:

 

  • Utilização de várias formas de expressão: Utilizar diferentes formas de linguagem: verbal, plástica, corporal, musical, matemática, científica – para expressar suas opiniões, conclusões, desejos e sentimentos.

  • Percepção Corporal: Perceber que seus gestos e movimentos – presentes nas brincadeiras, jogos simbólicos, danças – expressam seus sentimentos, suas representações, seus pensamentos.

  • Exploração de diversos tipos de sons e ritmos: Explorar os sons do próprio corpo, os sons do ambiente, criando situações rítmicas (imitando sons, cantando, improvisando).

  • Contato com as produções artísticas nas suas diversas manifestações: Apreciar as produções artísticas presentes em sua cidade, bem como aqueles que fazem parte da herança cultural da humanidade.

  • Exploração de diversos tipos de materiais: Manipular diversos tipos de materiais (papéis, barbantes, sucatas, tintas, madeiras) reconhecendo suas características e diferenciações usando-os para representar variadas situações.

  • Percepção e representação espacial: Explicitar suas percepções e representações de espaços conhecidos, a partir do contato com formas variadas de representação espacial (das formas tridimensionais, como maquetes às mais abstratas como mapa).

  • Explicitação e confronto de hipóteses, seus conceitos: Explicitar suas hipóteses, seus conceitos intuitivos (construídos na sua experiência cotidiana e/ou escolar) sobre os conteúdos em questão, ouvir os de seus colegas, confrontá-los entre si e com os encontrados na várias fontes de informação.

  • Noções de permanência e mudança, semelhança e diferença: Detectar diferenças e semelhanças entre os vários aspectos de sua realidade, percebendo permanência e semelhanças ao longo do tempo e no espaço.

  • Noção de ecossistema: Perceber-se como parte integrante de um ecossistema, onde interagem seres vivos e não vivos.

  • Percepção de si mesmo como sujeito social: Perceber-se como pertencente a um grupo social determinado e participante de uma realidade social mais ampla.

  • Valorização de sua própria linguagem: Valorizar sua própria linguagem, e a de seu grupo social, como forma de expressão individual e meio de interação com o outro.

  • Função social da escrita: Perceber a função social e interativa da escrita, ampliando o sentido e o significado que ela pode ter em sua realidade.

  • Contato com vários tipos de textos: ter contato com vários tipos de textos que circulam no contexto social, identificando as características próprias de cada texto e suas diferentes funções.

  • Produção de textos em situações cotidianas: Produzir textos (coletivos, ditados para a professora, em grupos, individuais) com diferentes funções: de registro, comunicativa, expressiva, informativa, literária.

  • Construção do sistema alfabético de escrita: Explicitar suas hipóteses sobre o sistema de escrita, confrontá-las e avançar nessas hipóteses até chegar à compreensão do sistema alfabético de escrita.

  • Função social da matemática: Perceber a relação entre a realidade social e as questões matemáticas a partir da identificação e resolução de situações-problema.

  • Construção da noção de número: Construir a noção de número a partir de situações reais. Avançando na compreensão das regularidades presentes no sistema de numeração utilizado em nossa cultura.

  • Contato com várias formas de representação matemática: Explicitar suas formas de representar uma situação-problema, confrontá-la com formas, iniciando-se na utilização da linguagem matemática convencional.

 

Posteriormente:

 

  • Expressão corporal: Experimentar, sentir, viver sua capacidade de expressão corporal, desenvolvendo sua consciência e seu potencial criador.

  • Utilização de diversos tipos de sons e ritmos para  criação de vivências cotidianas: Utilizar ritmos e sons variados, adequados à criação de situações culturais diversas.

  • Aprofundamento no conhecimento de diversas produções artísticas: Aprofundar seu conhecimento da produção artística, estabelecendo relações entre o artista, sua obra e seu tempo, comparando obras diferentes e percebendo o contexto histórico e cultural em que tais obras foram criadas.

  • Aprimoramento do uso de diversos tipos de materiais: Utilizar material e a técnica adequados, de acordo com a situação e o objetivo desejados.

  • Coordenação de vários pontos de vista: Defrontar-se com pontos de vista diferenciados sobre o mesmo tema, percebendo essas diferenças, compreendendo os motivos de tais diferenças e se posicionando sobre elas.

  • Dinâmicas e relações de um ecossistema: Identificar as dinâmicas (transformações e ciclos) de um ecossistema, percebendo as relações entre os elementos vivos (incluindo o ser humano) e entre eles e os seres não vivos.

  • Análise das relações sociais: Perceber a existência de diferentes relações entre distintos grupos sociais dentro de uma realidade, analisando as diversas formas de organização do trabalho e da sociedade, ao longo do tempo e em diferentes espaços.

  • Percepção de vários usos da língua: Perceber os diferentes usos da língua em relação a diferentes situações de interlocução (formais e informais) e a aspectos geográficos e sociais.

  • Interação entre autor e leitor através do texto: detectar a intenção do autor, os recursos utilizados por ele (lingüísticos e gráficos) para atingir seu objetivo, posicionando-se em relação ao texto.

  • Análise de vários tipos de textos: Analisar os vários tipos de texto, discernindo as idéias centrais das secundárias, identificando usos, funções e estruturas características, empregando estratégias variadas para resolver dúvidas na compreensão desses textos.

  • Produção textual respeitando as características próprias de cada tipo de texto: Produzir diferentes tipos de textos, adequados às situações de uso e regidos pelas convenções do sistema de escrita.

  • Aprofundamento dos conhecimentos lingüísticos do sistema de escrita: Ampliar seus conhecimentos linguísticos (relacionados a ortografia, pontuação, segmentação) utilizando-os para se tornarem leitores e produtores de textos, mais competentes.

  • Uso de cálculos numéricos em situação-problema: Utilizar, progressivamente, cálculos numéricos para resolver situações de sua vida cotidiana, e outras, colocadas pela realidade social.

  • Sistema de Numeração Decimal: Compreender a base decimal do nosso sistema de numeração, utilizando estratégias diferenciadas para operar nestes sistemas.

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